4 Filmes Sobre A Era dos Descobrimentos


Por: Ricardo Schmidt

====




Num consenso histórico, define-se a descoberta das Américas ao navegador Cristóvão Colombo no ano de 1492, apesar de outras teorias também serem discutidas. Porém, com foco nos descobrimentos no século XV foram realizados vários filmes, entre eles alguns que mostraremos aqui!




1492: A Conquista do Paraíso (1992)




Direção: Ridley Scott
Elenco: Gérard Depardieu, Sigourney Weaver, Armand Assante
País: Espanha, França

Sinopse:


Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.


Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-7590/




Cristóvão Colombo - A Aventura do Descobrimento (1992)




Direção: John Glen
Elenco: Manuel de Blas, Georges Corraface, Marlon Brando
País:  EUA, Reino Unido, Espanha

Sinopse:


Totalmente convencido de que a Terra é redonda, Cristovão Colombo (Georges Corrafece) desejava encontrar um novo caminho marítimo para as Índias, mas para isto precisa dobrar a resistência do inquisidor Tomas de Torquemada (Marlon Brando). Após alguns anos casado e com um filho, consegue suplantar seus opositores e obtém as benção e o apoio financeiro dos reis da Espanha. Entretanto, durante a viagem se defronta com sabotadores e com uma tripulação descontente e temerosa, que acredita que nunca retornará a Espanha se continuar navegando em um oceano que parece não levar a lugar nenhum.


Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54891/




O Descobrimento do Brasil (1937)




Direção: Humberto Mauro
Elenco: Álvaro Costa, Manoel Rocha, Alfredo Silva
País: Brasil

Sinopse:


Transcrição fílmica da Carta de Achamento do Brasil, escrita pelo escrivão da frota, Pero Vaz de Caminha.



Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-23730/




Caramuru: A Invenção do Brasil (2001)




Direção: Guel Arraes
Elenco: Diogo Vilela, Debora Bloch, Tonico Pereira
País: Brasil

Sinopse:


Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças aos grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugal o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). A caravela acaba naufragando, mas ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de outra índia: Moema (Deborah Secco), irmã de Paraguaçu.



Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-202024/